Principal

Voltar

 

ATA DA POSSE DO ACADÊMICO HELÊNIO FONSECA DE OLIVEIRA
AOS ONZE DIAS DO MÊS DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E CINCO,
NA ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOLOGIA

No Salão Nobre do Colégio Pedro II (Unidade Centro), situado na Avenida Marechal Floriano, 80 - Centro - Rio de Janeiro, às dezoito horas do dia onze de novembro de dois mil e cinco, após o encerramento da IV SEMANA NACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA com a aula-conferência do Acadêmico Antônio Martins de Araújo sobre “O culto e o coloquial na ficção brasileira (século XX)”, reuniram-se, sob a presidência do Acadêmico Leodegário Amarante de Azevedo Filho e com a presença de vários participantes do evento que acabava de ser encerrado, os acadêmicos Amós Coêlho da Silva, Antônio Martins de Araújo, Claudio Cezar Henriques, Helênio Fonseca de Oliveira, José Pereira da Silva, Leodegário Amarante de Azevedo Filho e Rosalvo do Valle para a sessão de posse do Acadêmico Helênio Fonseca de Oliveira. Abriu a sessão de posse o Presidente da Academia Brasileira de Filologia, Professor Doutor Leodegário Amarante de Azevedo Filho, fazendo uma breve alocução introdutória para situar os presentes em relação à cerimônia que então se realizaria e convidando os Acadêmicos Claudio Cezar Henriques e Helênio Fonseca de Oliveira para comporem com ele a mesa dos trabalhos. Imediatamente, deu a palavra ao este Acadêmico para que ele fizesse o seu discurso de posse. Como no seu discurso estavam inseridos os termos do juramento acadêmico, o Senhor Presidente se deu por satisfeito, dispensando o empossado de recitar literalmente o texto que seria o seguinte: “Prometo respeitar e cumprir, na condição de membro efetivo da Academia Brasileira de Filologia, o Estatuto e o Regimento Interno da entidade, assistindo normalmente às suas reuniões e tudo fazendo pelo estudo e preservação da Língua Portuguesa no Brasil”. A seguir, o Senhor Presidente deu a palavra ao Acadêmico Claudio Cezar Henriques, que fez um discurso de recepção ao novo Acadêmico, louvando-lhe as qualidades e rememorando a sua trajetória acadêmica. Por fim, o Senhor Presidente, Leodegário Amarante de Azevedo Filho, fez convocou os dois oradores para repetirem as suas falas na próxima reunião da Academia Brasileira de Filologia, que será realizada no dia dezenove de novembro de dois mil e cinco, com o que ambos concordaram. Não havendo mais nada a tratar, o Senhor Presidente da Academia Brasileira de Filologia deu por encerrada a sessão e eu, Segundo Secretário, José Pereira da Silva, lavrei a presente ata, que vai assinada por mim e pelo Senhor Presidente.

                        __________________________                                ___________________
                        Leodegário A. de Azevedo Filho                                 José Pereira da Silva



1 IUSIURANDUM ACADEMICUM: Ego, iureiurando, promitto fidem servare et praestare, condigne ut Academiae Brasiliensis Phylologiae membrum, Congregationis Statutum et Constitutionem Internam, naturaliter conventibus adsistens et omnia efficiens, Lusitanae Linguae studendo et eam colendo in Brasilia. 

 

Copyright ABF Academia Brasileira de Filologia - Todos direitos reservados                                           Desenvolvido por: