Principal

Voltar

 

CIRCULAR 04/2000                                    Rio de Janeiro, em 13/05/2001.

Prezado Acadêmico:

ASSUNTO: Normas de funcionamento das sessões ordinárias mensais.

O Sr. Presidente da Academia Brasileira de Filologia, Prof. Dr. Leodegário Amarante de Azevedo Filho, divulga a minuta das novas NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS SESSÕES ORDINÁRIAS MENSAIS, propostas pelo Acadêmico Maximiano de Carvalho e Silva, Titular da Cadeira nº 1, para que todos opinem a respeito de cada item.

ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOLOGIA

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DAS SESSÕES ORDINÁRIAS MENSAIS

 

1. A Academia Brasileira de Filologia terá pelo menos uma reunião ordinária mensal, em sua sede, marcada, em princípio, para o último sábado de cada mês, das 15 às 18 horas.

2. Cada sessão se iniciará sem atraso, sob a direção do Presidente da Academia Brasileira de Filologia, ou, na sua ausência ocasional, do Vice-Presidente ou de um dos outros integrantes da Diretoria.

3. A ata de cada sessão será lavrada de modo resumido, dela constando obrigatoriamente: pauta da reunião; relação dos acadêmicos presentes; justificativa de ausência; assuntos gerais; temas em debate; deliberações.

4. A sessão se dividirá em três partes: a) expediente; b) comunicações dos acadêmicos; c) exposição de um tema previamente indicado e debates.

5. Na parte do expediente, além de outros assuntos propostos pela Diretoria, serão distribuídas cópias da ata da sessão anterior, a qual poderá ser objeto de retificação escrita, encaminhada à mesa dos trabalhos.

6. Serão reservados 60 minutos para as comunicações dos acadêmicos, tendo cada um deles no máximo 10 minutos para a sua intervenção.

7. A exposição referente ao tema em debate deverá ser feita por um acadêmico apenas, em no máximo 60 minutos, ou em mesa-redonda por três acadêmicos, cada um dos quais com o limite de 20 minutos para expor as suas idéias.

8. O restante da sessão será reservado ao debate sobre as questões levantadas pelos oradores.

9. A Diretoria da Academia Brasileira de Filologia, para a organização do plano anual de atividades, escolherá com plena liberdade os oradores de sessões especiais, e consultará por escrito todos os acadêmicos sobre o interesse de tratar em sessão ordinária de um tema de livre escolha dos mesmos.

 

Atenciosamente, 

José Pereira da Silva
Segundo Secretário

Copyright ABF Academia Brasileira de Filologia - Todos direitos reservados                                           Desenvolvido por: