Capa - Pag. 69 (2021) - Garcia

O Ensino das Orações e Conjunções Causais e Explicativas: a Interface Necessária Entre Semântica e Morfossintaxe
Afrânio da Silva Garcia

RESUMO

Ao ensinarmos as orações subordinadas adverbiais causais e coordenadas explicativas e as conjunções subordinativas causais e coordenativas explicativas, temos dificuldade em explicar suas diferenças, visto que a conjunção mais usada em ambos os casos é porque e uma mesma oração pode ser emitida como subordinada adverbial causal ou como coordenada explicativa:
Vou levar o casaco, porque vai chover. (a conjunção porque poderia ser substituída por já que, visto que, caracterizando uma oração subordinada adverbial causal, ou por pois, indicando uma oração coordenada explicativa).
As gramáticas apontam várias razões para classificarmos uma oração como subordinada adverbial causal ou coordenada explicativa: a mobilidade das orações subordinadas adverbiais causais x a posição fixa das orações coordenadas explicativas; o fato de uma oração subordinada adverbial causal indicar causa essencial e de uma oração coordenada explicativa apresentar apenas uma explicação; finalmente, a gramática classifica apenas como oração coordenada explicativa qualquer oração expressa no imperativo, sem levar em conta a importância da causa:
Corra, porque / que o teto vai desabar (se a causa expressa pela oração explicativa aqui exposta não fosse fundamental, não se justificaria a ordem contida na oração principal).
Neste trabalho, pretendemos demonstrar que somente por meio da interface entre Semântica e Morfossintaxe podemos fornecer uma resposta razoável às questões dos estudantes ao lidar com este tópico.
A fundamentação teórica encontra-se nas gramáticas de língua portuguesa, principalmente em Bechara, Celso Cunha, Rocha Lima, José Carlos Azeredo e Maria Helena de Moura Neves, além da obra Cohesion in English de Halliday & Hassan.
A metodologia consistiu no estudo e análise dos gramáticos e de exemplos da literatura, além de observações cotidianas no ensino de Língua Portuguesa no curso médio e na universidade.
Os resultados obtidos foram bastante animadores. Os alunos melhoraram seu domínio do português e seu índice de aprovação em exames e concursos.

PALAVRAS-CHAVE

Orações, Conjunções, Causal, Explicativa, Português.

ABSTRACT

Whenever we teach the subordinate adverbial causal clauses and the coordinate explicative clauses, as well as the subordinate adverbial causal conjunctions and the coordinate explicative conjunctions, we have difficulty in explain their differences, since the conjunction most used in both cases is porque and the very same clause can be spoken either as a subordinate adverbial causal or as a coordinate explicative clause, for instance:
Vou levar o casaco, porque vai chover. (the conjunction porque could be replaced by já que, visto que, characterizing a subordinate adverbial causal clause, or by pois, indicating a coordinate explicative clause.
Grammars mention several reasons to classify a clause as subordinate adverbial causal or coordinate explicative: the mobility of subordinate adverbial causal clauses against the fixed position of coordinate explicative clauses; the fact of subordinate adverbial causal clause indicate essential cause and of a coordinate explicative clause present just an explanation; finally, grammars classify Only as coordinate explicative clause any clause expressed in the imperative mood, without taking on account the importance of the causa, as in the example below:
Corra, porque / que o teto vai desabar! (if the cause expressed by the coordinate explicative clause shown here were not fundamental, the order contained in the main clause would not be justified).
This work aims to show that only by means of the interface between Semantics and Morphosyntax we can provide a reasonable response to the questions posed by the students when we deal with this subject.
The theoretical basis for this paper can be found in the grammars of Portuguese language, mainly in Bechara, Celso Cunha, Rocha Lima, José Carlos Azeredo and Maria Helena de Moura Neves, besides the book Cohesion in English by Halliday & Hassan.
A methodology consisted in the study and analysis of examples from the grammarians and from literature, besides daily life observations during the teaching of Portuguese Language in high school and in the University.

KEY-WORDS

Clauses, Conjunctions, Causal, Explicative, Portuguese.

TEXTO COMPLETO:
PDF

DOI: https://doi.org/10.53527/2763-7301.2020.n00006
Direitos autorais 2021 Afrânio da Silva Garcia
e-ISSN: 2763-7301 | ISSN: 1676-1545