Revista ABRAFIL - Pag. 45 (2021) - Filho
A FUNÇÃO DA EPÍGRAFE EM DA COSTA E SILVA (1885-1950) : O MAIOR POETA CANÔNICO DO PIAUÍ RESUMO Este ensaio discute o emprego de cinco epígrafes referentes, respectivamente, ao poema “Verharen” (citado em duas epígrafes), a Rubén Darío, a Shakespeare e a um brevíssimo fragmento de uma carta amorosa na produção poética de Da Costa e Silva. O poeta nasceu em Amarante, estado do Piauí. Sua poesia vai do Parnasianismo, Simbolismo a formas próximas do Modernismo. Ademais, poder-se-ia arriscar afirmando que, por ser um poeta tão versátil e multifacetado, alguns de seus poemas nos vislumbram tons românticos em razão da presença de um lirismo contido, sobretudo em temas amoroso-afetivos. Em sua fase mais avançada revelava claros traços de um poeta inclinado a formas mais modernas de versos, i.e., alguns de seus últimos poemas demonstravam que ele, tal como fez Manuel Bandeira, terminaria aderindo à moderna dicção poética, caso não fosse tragado pela morte relativamente cedo. Em uns poucos poemas da sua fase mais recente, pelo avanço que ia imprimindo à sua dicção, poder-se-ia defini-locomo um dos precursores do Concretismo de 1956, um movimento de vanguarda da poesia brasileira iniciado em São Paulo. PALAVRAS-CHAVEEpígrafe; Modernismo; Concretismo; precursor. ABSTRACT This paper discusses the use of five epigraphs relating, respectively, to the poem of “Verharen” (quoted in two epigraphs), _ to Ruben Darío, to Shakespeare and to a very brief fragment of a love letter in Da Costa e Silva’s poetry. The poet was born in Amarante, Piauí. His poetry ranged from Parnassianism, Romanticism to Symbolism. In addition, one might risk saying that, being this poet so versatile, so multifaced, some poems of his can also give some glimpses of a romantic tone of diction, due to the presence of a restrained lyrism, mainly in the themes regarding love and affection. In his later stage of production, he was giving rather evident traits of a poet who was inclined to modern forms of verse-making. i,.e.. some of his latest poems showed that he, like it happened to Manuel Bandeira’s poetry, would end by embracing Modernist poetical diction had he not died relatively early. In a few of his latest poems. He also went further in his literary advances in poetry forms so much so that he might even be well defined as one of the forerunners of the 1956 Concretist Brazilian poetical Avant-Garde movement.which began in São Paulo. KEY-WORDS Epigraph; Modernist; Concretism; Forerunner. TEXTO COMPLETO: DOI: https://doi.org/10.53527/2763-7301.2020.n00011 |
|