Revista ABRAFIL - Pag. 24 (2022) - Porte

O ENSINO DA GRAMÁTICA, AMINHOS E DESCAMINHOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA EJA A PARTIR DA OBRA DE CARLOS EDUARDO FALCÃO UCHÔA
Daniela Porte

RESUMO

O presente trabalho tem por escopo apresentar reflexões acerca do ensino da gramática normativa, para a Educação para Jovens e Adultos, por meio da prática da análise textual, seguindo, para tanto, orientações apregoadas por Carlos Eduardo Falcão Uchôa, em “O ensino da gramática: caminhos e descaminhos” (2007). Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos descritivos-explicativos e procedimentos da pesquisa-ação (2020).

PALAVRAS-CHAVE

Gramática; ensino de língua portuguesa; educação para jovens e adultos.

SUMMARY

The purpose of this work is to present reflections on the teaching of normative grammar, for Education for Youth and Adults, through the practice of textual analysis, following, for that purpose, guidelines proclaimed by Carlos Eduardo Falcão Uchôa, in “The teaching of grammar: paths and detours” (2007). This is qualitative research, of an applied nature, with descriptive-explanatory objectives and action research procedures (2020).

KEY-WORDS

Grammar; Portuguese language teaching; education for youth and adults.

TEXTO COMPLETO:
PDF

DOI: https://doi.org/10.53527/2763-7301.2020.n00017
Direitos autorais 2022 Daniela Porte
e-ISSN: 2763-7301 | ISSN: 1676-1545