Revista ABRAFIL - Pag. 75 (2022) - Carvalho
O MAPEAMENTO DO TEXTO PELO LEITOR PARA UMA COMPREENSÃO RESUMO Para a comunicação do leitor com o texto é essencial considerar que há negociações a serem feitas por meio da materialidade verbal, visual ou verbo-visual, sobre a qual o leitor se debruça para acessar conteúdos veiculados indiretamente. Nessa negociação de sentidos integram-se fenômenos cognitivos, representacionais, semânticos e pragmáticos. Para o estudo do texto e suas faces é preciso uma abordagem teórico-conceitual integrada; aqui, destacam-se os estudos desenvolvidos por algumas áreas. À Pragmática importa, dentre outros interesses, refletir sobre a comunicação entre os sujeitos e o alcance da interpretação nesse processo; por essa razão, essa área da Linguística fundamenta as reflexões propostas neste artigo. Complementam-se pelos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, os quais priorizam o olhar sobre a forma como os sujeitos se expressam por meio da linguagem, considerando suas experiências, e, também, pela Linguística do texto com os estudos sobre o texto e seu processamento. Os argumentos defendidos por Van Dijk (1996); Kintsch e Rawson (2013); Marcuschi (2011), Dascal (2005), Bakhtin (1997; 2006), Koch (2006), dentre outros autores, constituem-se, portanto, a base teórica deste artigo. Por meio desse apanhado teórico-conceitual e de comentários, em perspectiva interpretativa, objetiva-se desenhar o trajeto que o leitor percorre quando entra em contato com o texto para a sua compreensão, em particular o texto verbal. Trajeto que envolve o percurso pelas informações identificadas e inferíveis no texto e o entrelace de conhecimento prévio do leitor, de modo a formar o modelo situacional pautado em hipóteses coesivas-coerentes, com acréscimo dos processos inferenciais subjacentes a todo processo de compreensão de textos. PALAVRAS-CHAVETexto; inferências; modelo situacional; compreensão leitora; interpretação. SUMMARY For the reader’s communication with the text, it is essential to consider that there are negotiations to be made through verbal, visual or verbal-visual materiality, on which the reader leans to access indirectly conveyed content. In this negotiation of meanings, cognitive, representational, semantic and pragmatic phenomena are integrated. In order to study the text and its faces, an integrated theoretical-conceptual approach is needed; here, the studies developed by some areas are highlighted. Pragmatics is important, among other interests, to reflect on the communication between subjects and the scope of interpretation in this process; for this reason, this area of Linguistics underlies the reflections proposed in this article. They are complemented by the theoretical assumptions of Cognitive Linguistics, which prioritize the way in which subjects express themselves through language, considering their experiences, and also by Text Linguistics with studies on the text and its processing. The arguments defended by Van Dijk (1996); Kintsch and Rawson (2013); Marcuschi (2011), Dascal (2005), Bakhtin (1997; 2006), Koch (2006), among other authors, constitute, therefore, the theoretical basis of this article. Through this theoretical-conceptual overview and comments, in an interpretive perspective, the objective is to draw the path that the reader takes when he comes into contact with the text for its understanding, in particular the verbal text. A path that involves the journey through the information identified and inferred in the text and the interweaving of the reader’s prior knowledge, in order to form the situational model based on cohesive-coherent hypotheses, with the addition of the inferential processes underlying the whole process of text comprehension. KEY-WORDS Text; inferences; situational model; reading comprehension; interpretation. TEXTO COMPLETO: DOI: https://doi.org/10.53527/2763-7301.2020.n00021 |
|